Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28928
Comparte esta pagina
Título : | Utilização de recurso didático para o ensino de evolução humana: anos finais do ensino médio |
Autor : | SILVA, Taiane de Lima |
Palabras clave : | Evolução humana; Estudo e Ensino; Ensino de Ciências; Recurso Didático |
Fecha de publicación : | 13-dic-2018 |
Citación : | SILVA, T. L. |
Resumen : | Ensinar Ciências e Biologia no mundo atual é investir na edificação de uma população consciente e crítica diante das suas escolhas e decisões. E cabe ao professor propor as melhores ferramentas que facilitem a aprendizagem, pois ele é considerado um verdadeiro estrategista. Os recursos didáticos contribuem para mediar relações efetivas envolvidas no ato de ensinar e aprender, substituindo a memorização e contribuindo para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Neste contexto, o uso de recursos de didáticos relacionados ao tema evolução humana se faz necessário para estimular não só a capacidade crítica dos alunos e contribuir para a melhoria e qualidade do ensino, mas como uma alternativa para auxiliar e estimular também o professor de evolução, para a execução de suas aulas. O presente trabalho se propôs a elaborar um painel contextualizado sobre as etapas de evolução humana, com imagens e informações, e foi aplicado em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Guiomar Krause Gonçalves, município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Para a análise da eficiência do painel na sala de aula foram elaborados e aplicados dois questionários junto aos alunos, o primeiro após aula teórica tradicional ministrada (pré-teste) e o segundo, ao término da aula com o recurso didático (pós-teste). As aulas foram ministradas pela autora deste trabalho e pela professora de Biologia, titular da disciplina. Os resultados obtidos revelam que o uso do painel sobre evolução humana contribuiu de forma clara e objetiva para o processo ensino e aprendizagem dos estudantes. Eles elaboraram respostas mais contextualizadas no pós-teste, após contato com o recurso didático, em comparação com o pré-teste, após terem contato apenas com a aula teórica tradicional. Este efeito positivo do recurso didático ficou evidente nas respostas das questões de múltiplas escolhas, em que quase todos alunos responderam que o recurso didático contribuiu para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, diminuindo as dificuldades. Diante da falta de recursos didáticos que auxiliem o estudo do tema evolução humana, conclui-se que a proposta de painel aqui apresentada - que é de fácil produção, barato e durável - foi capaz de melhorar a aprendizagem e propiciar maior contato e comunicação entre professores e alunos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28928 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Taiane de Lima.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons